Pages

Subscribe:

Ads 468x60px

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Pe. Fco. Tarcísio de Melo, conheça quem foi o primeiro pároco de Senador Sá.

1º Pároco – Pe. Francisco Tarcísio de Melo

(De 13 de julho de 1952 a 31 de janeiro de 1954)

PADRE FRANCISCO TARCÍSIO MELO, nasceu em Ibiapina no Ceará em 22 de dezembro de 1926. Filho de João Alfredo Melo e Maria Aguiar Melo, sendo o sétimo filho de um total de treze irmãos. Sua vocação nasceu desde cedo ao receber uma sólida formação religiosa de sua família em sua terra natal. Sua vocação ao sacerdócio fora estimulada pelo então pároco de Ibiapina Monsenhor Antônio Cândido Mello que era seu tio paterno.

Sua alfabetização ficou por conta de sua mãe, matriculando - o posteriormente numa escola tendo como professora responsável Maria Albertina. Toda a família buscando melhores condições de vida mudam para a cidade de Sobral – Ce. Em 1938, concidentemente ano da mudança do nome de Pitombeira para Senador Sá é matriculado no Colégio Sobralense e em 1939 aos treze anos, ingressa no Seminário Menor Diocesano em Sobral. Continuando sua caminhada rumo ao presbiterato muda-se para Fortaleza – CE em 1946, ingressando na faculdade de Filosofia e posteriormente na faculdade de Teologia, ambas no Seminário Maior de Fortaleza o famoso Seminário da Prainha.Dia 8 de. Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1951 por Dom José Tupinambá da Frota.

Com apenas 26 anos de idade e sete meses depois assume sua primeira paróquia, a paróquia de Senador Sá. Chegando as terras das pitombeiras encontrou uma cidade pequena, pacata e de povo de modos muito simples. Foi logo se inteirar das necessidades da comunidade não apenas atividade pastorais. O novo padre da paróquia nova participou ativamente do cotidiano do povo senadosaense. Exerceu grande influência na área educacional e continuou durante toda sua vida sacerdotal em outras frentes paroquiais envolvidos na educação. Em 01 de maio de 1960, assumiu a paróquia de São José em Ubajara, onde permaneceu como vigário por cinquenta e quatro (54) anos.

O primeiro pároco de Senador Sá faleceu na madrugada do sábado, dia 11 de Abril de 2015, no Hospital São Carlos, em Fortaleza – CE.

0 comentários: